O estudo SEQUENCE, foi um ensaio clínico de fase 3, multicêntrico, randomizado que comparou o perfil de eficácia e de segurança do ustekinumab e do risankizumab na Doença de Crohn moderada a grave, com resposta ineficaz ou efeitos secundários importantes a terapêuticas anti fator de necrose tumoral (TNF).
Foram incluídos 520 doentes, randomizados para receber rizankizumab ou ustekinumab. Os dois outcomes primários foram remissão clínica na semana 24 e remissão endoscópica na semana 48.
As taxas de remissão clínica à semana 24 foram de 58,6% para rizankizumab e 39,5% para ustekinumab. À semana 48, as taxas de remissão endoscópica foram de 31,8% (para rizankizumab) e 16,2% para ustekinumab (p<0,0001). O rizankizumab foi ainda superior ao ustekinumab em todos os outcomes secundários (remissão clínica à semana 48, resposta endoscópica às semanas 24 e 48 e remissão clínica e endoscópica livre de corticoesteróides à semana 48 (p<0,0001)). As taxas de eventos adversos foram comparáveis entre os dois fármacos.
Este estudo permite concluir que nos doentes com Doença de Crohn moderada a grave, que falharam pelo menos uma terapêutica anti-TNF, o risankizumab demonstrou não inferioridade face ao ustekinumab na obtenção de remissão clínica precoce e superioridade na obtenção de remissão clínica e endoscópica a longo prazo.