O risankizumab (RZB) é um anticorpo monoclonal que se liga à subunidade p19 da interleucina 23, inibindo assim a sua ação inflamatória.

Nos ensaios ADVANCE e MOTIVATE o RZB foi superior ao placebo na indução da remissão e resposta clínica à semana 12 na doença de crohn moderada a grave. O ensaio FORTIFY avaliou a eficácia do fármaco na manutenção da remissão clínica e endoscópica à semana 52.

Este artigo trata-se de uma análise à posteriori dos estudos ADVANCE, MOTIVATE e FORTIFY e avaliou a resposta clínica precoce após a indução com RZB e a associação entre essa resposta e a probabilidade de alcançar remissão clínica e endoscópica nas semanas 12 e 52.

Foram avaliados o número de dejeções e a dor abdominal (remissão clínica) da 1ª à 3ª semana após a primeira administração de RZB (600mg endovenoso) versus placebo.

O RZB foi numericamente superior ao placebo na redução do número de dejecções e da dor abdominal na 1ª semana de tratamento e significativamente superior ao placebo a partir da 2ª semana. Este resultado verificou-se em doentes bio-naive e bio-experimentados.

Em análise multivariada a melhoria precoce de sintomas foi preditor de resposta clínica e endoscópica nas semanas 12 e 52.

Em conclusão, esta análise demonstrou o benefício precoce do RZB versus placebo em doentes com doença de Crohn moderada a grave, independentemente das terapêuticas prévias utilizadas.
