O Mirikizumab, dirigido à subunidade p19 da interleucina-23, demonstrou eficácia na indução e manutenção da remissão na colite ulcerosa moderada a grave nos ensaios LUCENT-1 e -2. O LUCENT-3 é um estudo de extensão open-label que avaliou a eficácia e segurança a longo prazo (até à semana 104) do Mirikizumab em doentes que responderam à indução (standard ou alargada) nos estudos LUCENT iniciais.
O LUCENT-3 incluiu 368 doentes e considerou endpoints clínicos (resposta e remissão) e outros como a remissão livre de corticóides, resolução da urgência defecatória, endpoints histo-endoscópico, qualidade de vida e eventos adversos. Os resultados de eficácia neste estudo são apresentados de três formas de acordo com a população considerada: nonresponder imputation (NRI), modifed NRI (mNRI), and observed case (OC). A análise NRI é mais conservadora e considera que todos os doentes que descontinuam terapêutica ou cujo follow-up é interrompido são não respondedores. A análise mNRI é semelhante à análise NRI embora tenha em conta o motivo que levou os doentes a descontinuar a terapêutica. A análise OC contabiliza apenas os doentes que não interrompem tratamento e cumprem o follow-up.
De acordo com uma análise NRI, mNRI e OC, considerando os doentes que às 52 semanas tinham critérios de resposta clínica, à semana 104 as taxas de resposta clínica foram de 74,5%, 87,2%, 96,7% e as taxas de remissão clínica foram de 54,0%, 62,8% e 70,1% respetivamente. Não se verificaram diferenças significativas entre doentes naïve ou previamente expostos a biológicos.
Relativamente a outros endpoints, de acordo com uma análise NRI, mNRI e OC, considerando os doentes que às 52 semanas tinham critérios de resposta clínica, à semana 104:
- as taxas de remissão livre de corticóides foram de 52,7%, 61,4%, 68,5%
- as taxas de resolução da urgência defecatória foram de 50,2%, 58,6%, 65,6%
- as taxas de remissão histo-endoscópica foram de 47,7%, 51,6%, 56,2%
De acordo com uma análise mNRI, verificou-se uma taxa de melhoria do score de qualidade de vida superior a 80%, semelhante em doentes naïve e previamente expostos a biológicos
Relativamente ao perfil de segurança, à semelhança dos resultados dos estudos LUCENT iniciais, às 104 semanas continuava a observar-se baixa incidência de eventos adversos graves (5,2%) e eventos adversos que levaram à descontinuação do tratamento (2,8%), sublinhando um perfil de segurança favorável a longo prazo para o Mirikizumab.
O desenho open-label do LUCENT-3 e a ausência de um grupo comparador são as principais limitações, além do foco em populações com critérios de resposta e remissão clínica no final da manutenção, o que pode afetar a generalização dos resultados.